Capa do novo Manual 3.0 e telas do aplicativo que será lançado na próxima semana.
O nosso novo Manual de Etiqueta 3.0 - com 65 ideias sobre clima, inovações verdes, cuidado com os animais, alimentação, energia elétrica, lixo, água, mobilidade, além de indicações sobre ferramentas da internet e aplicativos para celular aliados da sustentabilidade– já está disponível em dois formatos:
- cartilhas impressas, com tiragem de 2,8 milhões, que serão encartadas nas edições de junho e julho das revistas Veja, Claudia, National Geographic, Superinteressante, Contigo e Viagem e Turismo e também distribuídas neste fim de semana em vários pontos da Virada Sustentável e
- no site do Planeta Sustentável . Nesta página você acessa todo o conteúdo e pode reproduzi-lo – na íntegra e sem qualquer alteração! – para compartilhar com os amigos, a família, na escola, no clube, no condomínio, no seu bairro… Além disso, ainda testa se seus hábitos diários são sustentáveis.
Na próxima semana – por conta das celebrações da Semana do Meio Ambiente -, será a vez doaplicativo com 50 dicas que você ainda poderá compartilhar no Facebook e no Twitter. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais: – @psustentavel ehttp://www.facebook.com/planetasustentavel .
Mas o lançamento oficial do Manual acontecerá no dia 07/06 em São Paulo – apenas para convidados: leitores, patrocinadores e conselheiros – em encontro que contará com a exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz, e a presença de Zumbi, um dos catadores do aterro do Jardim Gramacho e personagem de destaque do filme. Ele apresentará o projeto da biblioteca da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), criada com livros que ele e seus colegas encontraram no lixo.
O MANUAL DE ETIQUETA, DESDE 2007
Para divulgar práticas sustentáveis e fáceis de adotar no dia a dia, o Planeta Sustentável lançou seu primeiro Manual de Etiqueta em novembro de 2007. O sucesso foi tão grande que, além dos pedidos para reproduzir o conteúdo ou reimprimí-lo para distribuição em escolas, condomínios e empresas, uma juíza de Goiânia o adotou como pena para crimes ambientais leves (leia a reportagem Planeta Sustentável lança manual de etiqueta). Este Manual teve a maior tiragem da Editora Abril, até então: 2,5 milhões.
A segunda edição foi lançada em 2009, com mais 87 dicas. Reunimos todo o conteúdo das duas edições para criar a versão on line, em forma de teste. No ano passado, o Manual de 2009 ganhou versões em espanhol e inglês (leia a reportagem Manual de Etiqueta Sustentável, agora, em três idiomas).
Autora: Mônica Nunes